06 fevereiro 2006

VIVENDO O PRESENTE !



A doutrina espírita nos ensina que estamos atravessando um período de transição, onde o planeta Terra deixará de ser um mundo de expiações e provas, para se tornar um mundo de regeneração, onde o amor universal preponderará sobre o egoísmo e a maldade.
Evoluindo na rapidez do terceiro milênio, a consciência da humanidade sobre a questão espiritual vem sofrendo mudanças velozes, e hoje em dia, cada um tenta a sua maneira, buscar a melhor forma de se viver e de evoluir.
A única certeza é a de que não existe fórmula mágica, nem roteiro único. Assim como antigamente onde todos os caminhos levavam a Roma, hoje podemos dizer que todos os caminhos levam ao Pai, mesmo que alguns sejam mais dolorosos e mais longos.
Nessa busca pela espiritualização de nossas vidas, tentamos desesperadamente nos tornarmos pessoas melhores, mais sábias, mais tudo o que diz respeito a crescimento espiritual. Buscamos a religião, frequentamos casas de orações de denominações variadas; tentamos técnicas de relaxamento, buscando ajuda na acunpuntura, na Yoga, no Reiki; nunca houve tanta procura por médiuns e videntes, e hoje estamos predispostos a acreditar mais.
Dias atrás, assistia um programa da TV americana Chamado "Fazendo contato com John Edwards". Ele é um médium vidente que se comunica com espíritos que já desencarnaram em meio a uma platéia de pessoas que se colocam como num programa de auditório estilo Sílvio Santos, ao Vivo. Para mim que fui criado em meio espírita, nada mais plausível, mas para uma platéia de americanos protestantes, deve ser bem chocante.
Ao final do programa, John Edwards, disse o seguinte:
- Tente se comunicar com as pessoas enquanto elas estão aqui, para que depois não seja necessário usar pessoas como eu, para dizer coisas que ficaram para trás.
Fiquei pensando naquilo, no quanto isso é verdadeiro! Passamos a vida inteira vivendo como se após nosso desencarne, nossos problemas fossem acabar. Deixamos passar oportunidades de nos reconciliar ou de simplesmente reafirmar para as pessoas que gostamos que nós as amamos! Porque após uma perda é tão vital ouvir coisas que poderíamos ter com tranquilidade enquanto encarnados? Porque esperar a vida futura, enquanto estamos aqui? É certo que uma vez despertados para a vida espiritual, ela passa a ser nosso foco, mas enquanto estivermos encarnados, é importante não deixar para trás pequenas oportunidades de dizer coisas boas para quem nos acompanha nessa jornada.
E mmanuel nos diz que " Cada dia é uma reencarnação simbólica para nós outros, no círculo de lutas purificadoras da Terra". Procuremos viver o presente, não se cobrando pelo passado, nem sofrendo pelo que ainda virá. Aproveitar cada oportunidade que a vida nos dá para expressar nossa gratidão a Deus. Utilizar cada chance de reconciliação que bate a nossa porta. Viver intensamente cada momento que passamos em família. Ser feliz pela oportunidade de estar aqui, agora!
Muita paz e luz!

Um comentário:

Sérgio Vencio disse...

Valeu meu irmão! É a bondade dos amigos que nos sustenta.