26 fevereiro 2007

NASCIMENTO DAS RELIGIÕES - DR. IVAN HERVÉ



Inicialmente, vamos definir alguns termos básicos, indispensáveis para possibilitar a delimitação do que se deve entender por religião.
Cosmogonia--- Teoria, hipótese ou especulação sobre a origem do Universo. Mesmo raças primitivas desenvolveram mitos a este respeito, inclusive a criação do mundo, exposta na Bíblia. Reservada, atualmente, por muitos, para expressar os mitos primitivos, de interesse antropológico e histórico.
Cosmologia --- Teorias que tentam explicar, cientificamente, a origem do Universo.
Escatologia --- É um termo teológico derivado do Novo Testamento, relacionado com o Apocalipse (os últimos dias) e antigas profecias, pois também o hinduismo, budismo, zoroastrismo e outras religiões, possuem teorias a respeito desse tema.
Religião --- Em termos atuais, poderíamos dizer que religião é “o conjunto de crenças e cultos praticados por um grupo social, em que uma força sobrenatural é objeto de devoção e temor. Praticamente, todas tem uma visão do mundo e possuem um código de preceitos éticos”.
As definições acima são atuais. Mas, neste trabalho, tentaremos explicar o nascimento e o evolver das religiões. Não existem dados concretos com relação ao despertar da religiosidade, no homem. Entendemos que nasceram juntos, se é que isso já não ocorria, de algum modo, em alguns animais superiores.
Ao que tudo indica, já o homem de Neanderthal cultuava certos animais e acreditava na vida pós-morte. O culto dos antepassados,até hoje presente em varias religiões,deve ter sido a primeira manifestação de religiosidade humana. No entanto, os xamãs, surgidos ha mais de 50.000 anos e ainda hoje existentes, provavelmente, foram os responsáveis pelo estabelecimento da relação entre os dois mundos.
A Antropologia Cultural demonstra que, indiscutivelmente, todas as religiões ali tiveram sua origem. Quanto mais primitiva, mais simples seus mitos e cultos. É de acentuar a presença freqüente, desde o inicio, da crença na reencarnação. O mundo xamânico, rico em manifestações espirituais, não apresentava um deus/a dominante.
Aparentemente, o culto da Deusa Mãe foi o primeiro a destacar-se, pois dele existem sinais que remontam a mais de 30.000 anos, nas tribos de caçadores-coletores. Permaneceu por milênios, sendo reforçado nas sociedades agrárias, algumas já avançadas (período neolítico).
Entalhes gravados em pedra, mostram mulheres nuas, obesas, quadris e seios exagerados, triângulo púbico bem saliente. Algumas grávidas.Seriam trabalhos de arte sacra? Provavelmente, impressionados pelo poder gerador da mulher, semelhante à força germinadora da terra, alem da ignorância da paternidade, sendo ambas responsáveis pela vida dos bebes e dos vegetais e animais, teriam que ser divinizadas.
Figuras com evidente intenção religiosa, numerosas, foram encontradas, datando do período situado entre 4.500 e 3.500 atrás. Mulher e terra doavam a vida. Podiam também retira-la, quando ofendidas, causando também destruição. Dai algumas empunharem serpentes.
Na Suméria, 4.000 anos a.C., construíam zigurates, procurando unir a Deusa Mãe com os deuses do céu. A rainha era identificada com a deusa.
Nos 1.500 anos seguintes os povos do Oriente Médio evoluíram, a partir da Anatólia, ao norte, até o Egito, no sul, estendendo-se até o Iran, mas a Deusa Mãe predominava em toda área. Fogo da vida originava plantas e corpos. Recebia os mortos. Presidia a vida, nascimento, morte e renascimento. Dai a idéia de reencarnação.
Sua presença no Egito (Nut e Isis), Suméria (Inana e Erihkigal), Babilônia (Ishtar e Tiamat), Canãa (Astarte ou Amat), China (a Deusa alimentava seu marido com o ato sexual), e outras nações poderiam ser citadas, demonstra que, em certo momento, sua aceitação foi, praticamente universal. Naturalmente, existiam deuses e deusas secundários, geralmente provindos das crenças xamanicas.
O feiticeiro moderno considera-se parte do renascimento de uma ancestral religião da natureza, um culto que antecede ao cristianismo e não se opõe especificamente aos ensinamentos de Jesus. Essa religião que se chama Wicca (feiticeira em inglês arcaico), relaciona-se com as estações e prega o jubilo e celebrações (ritos). Veneram a Deusa Mãe, revivendo a antiga tradição. Alguns ramos da Wicca também cultuam uma divindade masculina, o Deus Chifrudo, vinculado ao deus grego Pan e ao celta Cernuno, simbolizado pelo sol, sendo o senhor da caça e da morte, nada tendo de satânico.
Provavelmente, nas sociedades agrárias, cujo inicio data, possivelmente, de 8.000 anos atrás, o homem entendeu seu papel de pai, passando a mulher a ser apenas depositaria de sua semente. Posteriormente, as cidades agrárias foram tomadas pelas tribos semitas, vindas dos desertos do sul; os helenos, do sul da Rússia, e os arianos, da Europa. Destronaram a Deusa Mãe e a substituíram pelos deuses guerreiros que adoravam. Assim surgiram Yehweh e Zeus.
Assim, Tiamat, mãe de todos os deuses da Babilônia, passou a ser um enorme peixe, comandando demônios. Os deuses masculinos designaram Marduk, para enfrenta-la. Matou-a e fez o Universo, com seus restos. Historias semelhante, onde a deusa é destruída ou colocada em posição secundaria, através do casamento, tornaram-se comuns, inclusive no Velho Testamento, onde Yehweh vence a Leviatã, monstro cósmico do mar, relacionado com divindade feminina anterior.
Na Grécia, Zeus derrota Tifon, (metade homem-metade serpente), filho mais novo de Gaia, deusa da Terra.
A lenda de Lilith, de origem semita, relata ter sido ela criada, do lodo e do limo da terra, juntamente com Adão, para ser sua mulher. É anterior a Eva, mas revoltou-se, não suportando o mando masculino, inclusive não aceitava ficar por baixo, na relação sexual. Fugiu do Paraíso, sendo perseguida por 3 anjos. Preferiu viver entre demônios, passando a ser a princesa dos súcubos (espíritos femininos), os quais atacam e/ou seduzem os homens adormecidos, sugando suas energias vitais.
Estabelecida à predominância dos deuses masculinos, praticamente todas as religiões, por largo período, apresentaram “panteons” com numerosos deuses e deusas, liderados por um deles, sem predominância absoluta. Basta relembrar as mitologias grega, romana e africana, para confirmar o que foi aqui expresso.
Essas mitologias, e outras não citadas apresentam deuses e deusas com biografias muito semelhantes, embora isso tenha ocorrido em lugares muito distantes. Assim, Hecáte-Deméter, rainha do inferno, aumentava seu poder a meia-noite e era encontrada na encruzilhada. Para acalma-la, usavam bolos de mel e corações de galinha, colocados na soleira da porta. Presentes nas encruzilhadas e sacrifícios de animais e humanos eram utilizados. É de recordar que a magia, branca ou negra, iniciadas com os xãmas, espalhou-se por todas as antigas religiões. Até na Roma Imperial, a magia branca era tolerada e a negra, combatida duramente. Isso demonstra o temor aos feiticeiros, herdado de épocas imemoriais, expressos em lendas de vários povos, tais como germânicos, celtas e escandinavos.
Aos feiticeiros sempre foram atribuídos poderes estranhos dominando os animais e a natureza, realizando festas noturnas, onde invocavam deuses ou espíritos infernais, propiciando-lhes oferendas especiais, inclusive sangue humano.Ai reside a provável origem do sabath.
A Igreja Católica Romana, em sua severa perseguição as bruxas, abrandada a partir de 1.750, apenas revitalizou a campanha que contra elas sempre existiu, capitalizando o temor e as lendas existentes, centralizando na Demonologia, as historias relatadas através dos milênios.
Antes de prosseguir, vamos esclarecer que bruxaria e medicina nasceram juntas, iniciando a caminhada no xamanismo e, posteriormente, foram se independisando, como comprovam lendas de varias religiões, Assim, na tradição africana, Ossain é o orixá dos curandeiros, e Orunmila, o pai dos adivinhos.Os filhos de Ossain, não entram em estado alterado de consciência.Na Casa da Vida, os sacerdotes egípcios aprendiam ambas.
Evidente é que, há 50.000 anos, os xamãs viviam em tribos compostas por 30 ou 40 indivíduos, as quais se relacionavam, frouxamente, com 30 ou 40 tribos semelhantes. Seu modo de agir, nesse estagio, embora semelhante em todo o mundo não configurava uma religião.Isso ocorreu com o surgimento do culto da Deusa Mãe, com características próprias, em povoações maiores. Tornaram-se regionais ou nacionais, quando da conquista de novos territórios, absorvendo ou adaptando os deuses locais. Dai as confusões e complicações que surgem nas mitologias africanas, gregas e romanas, entre outras,
O desenvolvimento da civilização e do inter-relacionamento dos povos trouxe o surgimento da idéia de um deus maior, embora não senhor absoluto. Zeus, Júpiter e Olorun são exemplos dessa fase. A idéia do Deus Único, responsável pelo planeta e/ou Universo, teria sido tentada por Amenotep 4°(1367 a.C.), e logo desfeita por seu filho Tutancamon.
Moisés, considerado fundador do judaísmo, proclamou Yehweh como Deus Único do povo de Israel. Isso ocorreu no séc. 13 a.C., quando ele assumiu a liderança dos judeus, na fuga do Egito. É de relembrar que, Abrãao, ainda residente em Ur, já era monoteísta, bem como seus descendentes, Isaac e Jacob. Outros parentes permaneceram pagãos.
A natureza e os atributos de Deus, desde Moisés, tem variado muito, não só nas religiões monoteístas, desde então fundadas, como também em cada uma delas, à medida que a civilização avança. Os Vedas, provavelmente compilados ha 3500 anos, mas cuja existência data de época muito anterior, descrevem, com perfeição, a criação do Universo por Deus Infinito e Imanifesto, isto é, sem espaço e sem tempo. Energia Pura ou energia primordial (conceito quântico). Portanto, o monoteísmo (monismo) é muito anterior a Moisés.
Para finalizar este capitulo, vamos esclarecer que, a maior parte dos estudiosos de religião, afirmam que o budismo e o taoismo não são deístas, pois não focam o assunto diretamente. Segundo estudiosos hindus, a descrição de Nirvana, feita por Buda, corresponde ao Ser Ultimo, dos Vedas.
Lendo com atenção o Tao Te King, de Lao Tsé, tradução de Huberto Rohden, verifica-se, nos comentários que faz sobre a obra, que o Tao se enquadra no conceito monista (Deus Cósmico).


Dr. Ivan Hervé

Religião. Há necessidade?



Durante toda a história da humanidade nos defrontamos com avatares, com seres mais evolúidos moralmente, que se dignam encarnar entre nós para oferecer à humanidade a luz dos seus conhecimentos, contribuindo assim para a evolução do planeta.


Interessante que essas pessoas não se preocuparam em fundar associações. ONG´s, sindicatos, sociedades,... ficando a cargo de seus seguidores tais preocupações. Assim aconteceu com Jesus, Sócrates, Buda, Krishna, entre outros. Alguns deles nunca escreveram uma linha sequer.


Pensando sobre isso devemos refletir sobre a real necessidade da religião no nosso planeta. Todos os estudos sobre o assunto nos mostram que na história da humanidade, a religião sempre foi usada para enganar, trapacear e manter no poder temporal e transitório da Terra, pessoas completamente desligadas da moral de qualquer dessas religiões que seus governantes diziam seguir.


Evidentemente e não por outro motivo, envia Deus constantemente, alguns desses avatares para o seio dessas religiões, como no caso de Francisco de Assis, Madre Tereza de Calcutá, Chico Xavier, Dalai Lama, entre outros.


Nascemos e desde cedo seguimos o padrão religioso familiar, aceitando dogmas e paradigmas, sem nos preocuparmos realmente em raciocinar à luz da razão sobre as coisas que acreditamos,e muitas vezes travando batalhas mentais quando não corporais com outras pessoas que não professam a nossa "verdade", ou que estão conosco no mesmo barco religioso, mas discordam de alguns pontos de vista, tentando entender mais que a gente, o que constitui um dos sete pecados capitais, de forma que devemos anular e rejeitar tudo que vem dessas pessoas. Realmente, não sabemos como vivenciar nossa religiosidade!


A verdade é que por mais difícil que seja aceitar e quebrar esse paradigma, a vida seria muito melhor sem religião. Não digo religiosidade, essa ligação com Deus que nos sustenta, mas religião, esse conjunto de leis e dogmas que nos encarcera e nos mantém inimigos de irmãos que discordam da nossa opinião. Mesmo dentro do espiritismo, doutrina que professa o livre raciocínio e o uso da lógica, vemos a intolerância, a soberba e o uso do conhecimento para o achincalhe de ideias alheias, como se todos devessem andar no mesmo barco, como se DEUS exigisse carteira de filiação a sua doutrina para espalhar seu amor.


Acreditam alguns que sem religião estaríamos num mar a deriva, sujeitos a todo tipo de tempestade, sem proteção, como se o verdadeiro templo não devesse ser erigido em nossos corações, essa sim a única fortaleza segura que podemos ter. Seguir uma doutrina religiosa, participar de uma agremiação onde externamos a nossa fé, a nossa religiosidade, tudo isso é importante, desde que saibamos entender que todas as religiões são transitórias e que o importante e mais urgente é a nossa reforma íntima, a nossa comunhão com esse DEUS pai e mãe, que nos ama sem necessidade de rótulos e títulos. Sejamos de DEUS! O resto é letra morta.
Paz e Luz!
Sérgio Vencio

19 fevereiro 2007

Gemelaridade e espiritualidade. Dra Giselle Fachetti

A Doutrina Espírita nos explica que as famílias terrenas têm uma história pretérita em comum o que é ainda mais evidente no caso dos gêmeos. São espíritos unidos por grande sintonia ou por imensa repulsa.
Segundo a Dra. Carla Franchi Pinto, especialista em gemelogia, várias teorias já foram sugeridas a fim de explicar os mecanismos determinantes da gemelaridade. Fatores ambientais e genéticos foram descritos como predisponentes a esta circunstância obstétrica. A freqüência de nascimentos de gêmeos no Brasil parece estar estabilizada em 8,8 por mil nascimentos. Porém, vem ocorrendo queda do número de dizigóticos e aumento nos monozigóticos.
Os gêmeos são seres unidos não só por sua consangüinidade óbvia, mas por uma longa história de convivência espiritual como encarnados ou desencarnados, fato que é ignorado pela ciência oficial. Geralmente são seres de grande afinidade que encontram nessa oportunidade de reencarne simultâneo um grande suporte para enfrentarem as incertezas em relação às tarefas e objetivos assumidos durante a fase de programação pré-encarnatória.
Existem exceções, os gêmeos Esaú e Jacó, personagens bíblicos, apresentavam forte antagonismo recíproco, provavelmente fruto de graves conflitos em vidas passadas. A história da imprensa nos revela antigas reportagens sobre o caso das gêmeas xifópagas baianas, Nadir e Juracir, que nada tinham de afeto uma pela outra. São exceções que confirmam a regra de afinidade e harmonia habitual entre gêmeos.
Quem imagina que apenas a união dos desafetos seja uma estrada longa de aprendizado, se engana. Aqueles que comungam de grande afinidade estão num processo tão importante de aprendizado quanto os outros, mais suave e terno, sem dúvida, porém não menos árduo.
Por isso, aqui pretendo abordar questões relativas aos gêmeos afins, os quais são sintonizados em suas virtudes e vícios, tendências e fragilidades. Muitas vezes até manifestam seus talentos de forma complementar, independentemente se são mono ou dizigóticos.
A inspiração para esse artigo surgiu quando atendemos, em um trabalho mediúnico assistencial, uma dupla de espíritos “gêmeos” patologicamente unidos por parasitismo recíproco cujo desligamento foi bastante doloroso. Naquela oportunidade fui orientada para redigir este artigo de esclarecimento aproveitando minha experiência pessoal.
Eu e minha querida irmã nascemos de uma mesma gravidez, portanto, somos gêmeas. É pitoresco que o nosso endereço de nascimento seja diferente. Nasci em casa, inesperadamente prematura, 2100g, era um domingo e o almoço estava servido.
Minha irmã, segunda gemelar, apresentou uma procedência de mão, que fez com que meu pai, obstetra experiente, conduzisse minha mãe ao hospital mais próximo. Eles foram em busca de uma analgesia para facilitar as manobras obstétricas que se impunham no caso. O meio de transporte era um robusto jipe.
Logo que eles chegaram ao hospital ela nasceu, sem qualquer manobra extrativa, vinte e cinco minutos depois do meu parto, 2200g. O sacolejar do Jipe corrigiu sua apresentação. Eu havia ficado em casa, mamando a ponta de uma toalha, sob os olhares de minha querida madrinha.
Meus pais e a Dinda ainda tiveram que nos auxiliar em nossa luta pela sobrevivência por cerca de três meses. Não havia UTI neonatal, nem energia elétrica e era inverno rigoroso no norte do Paraná. Sobrevivemos, as duas, tanto que aqui comento diretamente (e não por psicografia) nossa experiência em comum.
Somos dizigóticas, portanto, diferentes fisicamente. Temos temperamentos, gostos e talentos, também, diferentes. É um verdadeiro privilégio, uma oportunidade abençoada, reencarnar ao lado de um ente querido e desenvolver-se contemporânea e proximamente a ele. Já nascemos contando com um amigo para todos os instantes.
Mas a gemelaridade fez com que a nossa convivência compulsória e constante nos tornasse muito ligadas, talvez mais do que o que seria o ideal. Essa intensa conexão se presta a ensinar as lições compatíveis com esta existência peculiar, entre elas ressaltamos o compartilhar e o confiar. O que efetivamente aprendemos logo, ainda na primeira infância.
Havia uma cumplicidade e uma complementaridade que chegava a nos levar a estripulias que julgávamos inocentes. Burlarmos regras de esforço individual para o aprendizado escolar padrão. Confesso que redigia as minhas redações e as da Thais. Ela fazia meus deveres de matemática e física. Algumas vezes chegamos a nos dar cola em provas. Era inevitável, sentávamos na mesma carteira dupla (gêmeas?) de uma escola de arquitetura antiga.
Todo privilégio pode e deve ser um meio de acelerar o desenvolvimento espiritual, entretanto se não respeitarmos limites saudáveis dessa convivência íntima e prolongada, esse suposto benefício pode transformar-se em um grave impedimento para a descoberta e aperfeiçoamento da individualidade dos gêmeos.
Uma simbiose profunda pode tornar esses irmãos tão interdependentes que não sobrevivam, emocional ou fisicamente, isolados. Os gêmeos xifópagos representam o extremo da dependência física. Em relação à dependência emocional, muito mais freqüente, é carente de exemplos específicos, pois é comumente dissimulada de forma consciente ou não, tanto pelos próprios gêmeos quanto pelos familiares.
Minha irmã era mais segura de si e tinha grande autoridade sobre mim. Demorei a libertar-me dessa submissão. A completude e o conforto que sentíamos reciprocamente, dava-nos a impressão de auto-suficiência isolando-nos, relativamente, da comunidade altamente interativa ao nosso redor. A timidez comprometeu a nós duas já que não necessitávamos de companhias novas. Apenas pessoas muito seletas eram admitidas em nosso clubinho particular de duas sócias.
Começamos a desenvolver a tão necessária autonomia já na adolescência, fenômeno que creio ocorrer bem antes com os solitários. A Universidade propiciou o fechamento definitivo da fase de interdependência exagerada.
Nossos caminhos se separaram um pouco, passamos a desfrutar de um relacionamento fraternal quase que comum aos irmãos que se querem bem. Mas esse processo de separação gradual foi penoso, pelo menos para mim, e a conquista da individualidade um troféu que achei que soubesse reconhecer o valor.

Mas quando me deparei com o grau de ligação energética entre os gêmeos que foram atendidos em nosso trabalho mediúnico é que tomei consciência da importância que o nosso esforço em desenvolver-nos separadamente teve.
Muitas vezes são descritos em fontes espíritas as explicações de ordem espiritual para a ocorrência dos gêmeos acolados ou xifópagos. A justificativa é a intensa fixação mental recíproca. Acredito, porém, que esse processo ocorre mesmo em casos de ligação de afeto e não apenas nas de ódio, rancor e culpa.
O equilíbrio é necessário inclusive no modo e na intensidade de expressarmos o amor verdadeiro. Sabemos que esse sentimento em sua forma mais pura e elevada, a forma ágape, não busca os seus próprios interesses. Assim o exercício do amor equilibrado trará o esperado apoio entre os gêmeos permitindo que o processo de individuação se faça plenamente.
Individuação é definida por Ermance Dufaux como o descobrir de nossa singularidade integrando-nos com o próximo, a vida e a natureza. Orienta-nos ela, que esse processo só é possível quando acolhemos a “sombra” do inconsciente com os “braços” do ego entregando-a a “inteligência espiritual” do self, para transformá-la em luz e erguimento conforme as aspirações do Espírito.
Essa visão deve ser compartilhada com os pais dos gêmeos que muitas vezes colaboram e estimulam a dependência entre eles confundindo-a com afeto, afinidade e companheirismo salutar. O estímulo á convivência com outras crianças, o estímulo a ocasionais atividades lúdicas e educativas em separado, o respeito às diferenças de talentos e preferências, assim como a redução das expectativas em relação a resultados e atitudes semelhantes são alguns dos objetivos de ação a serem propostos aos pais dos gêmeos.
Outra atitude importante é a abolição de comparações de comportamentos nos momentos em que a correção é imperativa. A opção pelo certo não deve ser baseada na correção e adequação do irmão, mas sim no fato de ser a forma correta de agir, simplesmente assim.
A meta é evitarmos que eles cresçam com expectativas irreais de partilharem toda a sua existência conforme o fizeram na infância. Dessa forma suportarão mais bravamente a dor que o outro venha a sofrer. Pois que eles (nós), de forma similar aos pais em relação a seus filhos, parecem sentir menos sua própria dor do que a dor de seu mais do que fraterno irmão. Eles então tomarão da vida o que ela lhe der e o que ele individualmente fizer por conquistar, sem que a culpa em relação ás diferenças de destino (culpa essa fruto de uma fantasia infantil mal elaborada), os façam boicotar a felicidade que não encontra reflexo em seu parceiro de caminhada espiritual.
Aqueles irmãos, que em nosso atendimento no Centro Espírita foram vistos como um verdadeiro amálgama humano possivelmente estariam livres para o progresso pleno, em um período de tempo menor e com menor desgaste energético, se tivessem tido um acolhimento encarnatório em um ambiente com acesso aos esclarecimentos de que dispomos agora.
Estamos certos que eles, em sua próxima encarnação, obterão a individuação que necessitam com a benção do Mestre Jesus, nosso eterno auxiliar. Rogamos a Deus por todos os irmãos presos às ilusões da dor e do desencanto na certeza que serão atendidos por sua misericórdia assim como nós temos sido atendidos por essa mesma misericórdia em nossas fraquezas e limites.


Giselle Fachetti Machado.

Abortos Aparentemente Espontâneos, Provocados Mentalmente pela Mãe - Ricardo di Bernardi

Já comentamos o imenso potencial energético que nós seres humanos possuímos. O potencial psicocinético, que é capaz de mover objetos próximos ou à distância, pela força de nossos pensamentos, atua também sobre as energias sutis que unem o embrião à textura energética do psiquismo fetal.
Chevalier e Hardy dois eminentes pesquisadores franceses utilizaram um aparelho chamado “gotejador psicocinético” que comprovou em laboratório a ação mental sobre as moléculas da água. Trata-se de um aparelho onde uma fonte goteja sobre uma lâmina, dividindo a gota de tal forma que os dois compartimentos abaixo se enchem de água em tempos rigorosamente iguais. Portanto, um aparelho de precisão física. Verificou-se que “sensitivos” ou “sujets”, para utilizar a linguagem dos eminentes pesquisadores, ao se concentrarem mentalmente desviavam a gota, fazendo com que o compartimento à direita ou à esquerda conforme solicitado, crescesse mais em volume de água.
Experiência esta muito estudada, também, pelo psicobiofísico brasileiro Prof. Henrique Rodrigues.
As ações mentais de uma “gestante” também possuem propriedades psicocinéticas e podem ter profunda repercussão sobre as ligações energéticas do espírito reencarnante com o seu embrião.
Há mães e pais que odeiam o fato de estarem grávidas. Seja pelas circunstâncias dolorosas que motivaram a gravidez, seja pela dificuldade de relacionamento com o esposo que a gestação lhes ocasiona, ou ainda pela situação de penúria econômica em que se situam, antevêem uma agravação da situação pelo estado em que se encontram.
Seja qual for o motivo, desde os mais complexos até a mais simples vaidade, o fato é que a situação existe com relativa freqüência. As experiências de regressão de memória efetuadas nas “Terapias de Vivências Passadas”- TVP ou por outros motivos, tem nos dado valiosos subsídios no estudo da influência mental da gestante sobre o feto.
Além de abortos, a postura monoideística (idéia fixa) materna pode determinar repercussões psicológicas diversas sobre o ser em vias de renascimento. Sentimento de abandono ou carência afetiva são comuns em crianças, jovens e até em adultos que sofreram este tipo de influência materna.
Muitos renascimentos tem origem na necessidade de harmonização de desafetos passados. A oportunidade do vínculo familiar, e do véu de esquecimento do pretérito é um recurso que os amigos espirituais utilizam para a reaproximação das criaturas. O intercâmbio energético materno-fetal será cada vez mais valorizado pela ciência médica que, excetuando alguns raros profissionais, não crêem que um “ser” em formação, sem cérebro desenvolvido, tenha capacidade de registrar as emoções maternas. Só o conhecimento da existência do Espírito abrirá as portas para a compreensão deste problema
Trabalhemos...
Dr. Ricardo Di Bernardi

12 fevereiro 2007

ALIMENTAÇÀO DOS ESPÍRITOS - Ricardo di Bernardi



Há um consenso nas informaçòes dos amigos espirituais no que tange a este assunto. Embora a essência espiritual não tenha forma , pois é o princípio inteligente, os espíritos de mediana evolução ou seja aqueles relacionados ao nosso planeta, possuem um corpo espiritual anatomicamente definido e com fisiologia própria.
Nos "planos " espirituais temos notícia por inúmeros médiuns confiáveis, como Chico Xavier , Divaldo Franco etc, da organização de comunidades sociais que os espíritos constituem , às vezes assemelhadas às terrestres.
Ainda nos atendo ao critério kardecista de valorizarmos um conceito apenas quando houver multiplicidade de fontes sérias, confirmando-o, nos referiremos ao corpo espiritual e sua alimentação.
A energia cósmica que permeia o universo, ("fluido cósmico ") é a matéria prima que sob o comando mental dos espíritos é utilizada para a constituiçào dos objetos por eles manuseados. Vide em "O livro dos médiuns" capítulo "do Labora'torio do Mundo Invisível ".
O corpo dos espíritos , já mencionado até pelo apóstolo Paulo e conhecido nas diferentes religiões ou doutrinas , como perispírito, corpo astral psicossoma e mais de 100 (Cem ) sinônimos, é constituído de um tipo de matéria derivada da energia cósmica universal ("Fluido cósmico universal ").
O corpo espiritual apresenta-se moldável conforme as emanações mentais do espírito. Cada espírito apresenta seu perispírito ou corpo espiritual com aspecto correspondente a elevação intelecto-moral. Seu estado psíquico vai determinar a sutilização do seu corpo.
Conforme se tem notícia através de inúmeros autores espirituais, o corpo espiritual apresenta-se estruturado por aparelhos ou sistemas que se constituem de órgãos; estes órgãos são formados por tecidos que, por sua vez, são constituídos por células. Há inclusive patologias celulares tratadas em hospitais da espiritualidade. O chamado mundo espiritual é (no nosso nível ) um mundo material de outra dimensão.
As células do corpo espiritual, em nível mais detalhado ,são formadas por moléculas que se constituem de átomos. Os atomos do perispírito são formados por elementos químicos nossos conhecidos, além de outros desconhecidos do homem encarnado.
Nas obras de Gustave Geley com de Jorge Andréa há referências mais espécíficas.
Para não alongarmos estas considerações preliminares, diríamos que o corpo dos espíritos é composto de unidades estruturais que apresentam vibração constante. Sabemos pelos mais elementares princípios da física, que todo corpo em movimento (vibração ) no universo gasta energia, logo precisa repô-la o que equivale a se alimentar. As leis a física não são leis humanas mas leis divinas ( ou naturais ) às quais estào sujeitos todos os elementos do cosmo. Há portanto um desgaste energético natural do corpo espiritual pelas suas atividades o que o leva a necessidade de ser alimentado por fontes de energia.
Dependendo do nível evolutivo do espírito, e consequente densidade do perispírito, varia a qualidade do alimento ou energia que o mesmo necessita para manter suas atividades. Espiritos superiores simplesmente absorvem do cosmo os elementos energéticos ("fluídicos ") que necessitam. Ao se colocarem em oração ( no sentido mais profundo ),sintonizam com níveis energéticos ainda mais elevados (frequencias mais altas ) aurindo para si o influxo magnético revitalizador, alimentando suas "baterias "espirituais.
Com relação aos espíritos mais relacionados com a nossa realidade, ou seja que ainda apresentam dificuldades em superar as tendências egoísticas, portanto traduzindo na configuração de seu corpo espiritual uma maior densidade, as necessidades são proporcionalmente mais densas.
Em colônias espirituais, os espíritos precisam da ingestão de alimentos energeticamente mais densos, fazendo-o de forma muito semelhante a nós encarnados. Recomendamos a propósito o estudo mais detalhado da obra "Nosso Lar "de André Luiz , que foi precursora de dezenas de outras onde se faz referência a alimentaçào , até as mais recentes "Violetas na Janela " etc.
As unidades energéticas do espírito, ou núcleos em potenciação, com o passar do tempo vào tendo cada vez maior dificuldade de se recarregar quanto mais primitiva for a evolução da entidade espiritual. ocorre um desgaste progressivo destas unidades energéticas, que passam a vibrar mais lentamente.
À medida que as vibrações se tornam mais lentas pelo desgaste, e há dificuldade de reposição das energias , vai se processando uma neutralização energética com redução progressiva das atividades do espírito. Quando este processo se instala vai determinar um torpor ou sonolência da entidade impelindo-a à reencarnação automática e compulsória.

Dr. Ricardo Di Bernardi ICEF- Instituto de Cultura Espírita de Florianópolis SC

Para saber mais leia :
“Reencarnação e Evolução das Espécies” - Dr. Ricardo di Bernardi
"Ressonância Espiritual na Rede Física" - Dr. Jorge Andréa
"Do Inconsciente ao Consciente" - Dr. Gustave Geley

05 fevereiro 2007

ALIENAÇÃO MENTAL E OBSESSÃO - Vitor Ronaldo Costa


ALIENAÇÃO MENTAL E OBSESSÃO: CONSIDERAÇÕES DOUTRINÁRIAS
De acordo com os postulados espíritas, as causas mais conhecidas de alienação mental residem nos grandes abalos emocionais vivenciados na presente reencarnação ou derivam dos delitos e prejuízos graves impostos aos semelhantes em vidas anteriores. Nesta última hipótese prevalece a idéia de que as atitudes nefastas, decorrentes do egoísmo, da inveja e da maldade premeditada, se fixam no inconsciente do ser e aí permanecem em estado de latência, vibrando em maior ou menor desarmonia na dependência do tipo de malvadeza infligido aos outros.
Quando as atitudes insanas atingem inúmeras vítimas, mais intensa é a sensação de angústia e remorso, sobretudo após a desencarnação do infrator. Somem-se a isto, os ímpetos de vingança das vítimas desencarnadas, impulsos que se traduzem na perseguição pertinaz, tendo como alicerce a idéia fixa de justiça a ser imposta pelas próprias mãos.
Diante da ofensiva das sombras, o espírito assediado costuma buscar uma alternativa capaz de protegê-lo das perseguições obstinadas, de tal forma que, a o
pção reencarnatória parece ser o caminho mais viável. No auge do sofrimento, a entidade atormentada imagina que o mergulho na carne possa preservá-lo das hostilidades sofridas nas zonas umbralinas. Contudo, quando reencarnado, o espírito vê-se às voltas com um outro fator agravante. O seu campo mental, deformado pelo excesso de maldade, imprime, nas matrizes psíquicas da zona consciencial do campo perispirítico (físico), os desequilíbrios latentes que ressumam das profundezas da alma. Resultado: tal contingência converte-se em fator predisponente das manifestações psicóticas identificadas no decorrer da experiência terrena, se bem que complicadas pela subjugação obsessiva atribuída aos credores desencarnados.
As pesquisas comprovam que tais criaturas, logo nos primeiros anos de vida, ressentem-se dos indícios sugestivos de alienação mental, até que mais tarde explodem com intensidade as características sintomáticas das esquizofrenias, das depressões profundas ou do autismo clássico, psicopatologias sabidamente graves implícitas na Lei de Causa e Efeito.
Inúmeras ve
zes, a moléstia mental marca indelevelmente o comportamento do encarnado durante toda a existência. Em seu curso inexorável, compromete o relacionamento afetivo, distorce a noção de espaço e de tempo, e converte a criatura em uma personalidade apática, indiferente e desligada dos acontecimentos ao seu redor. No entanto, a aparência física, absorta e impassível, não corresponde à realidade dos fatos. Lá na intimidade, o mundo psíquico do alienado fervilha por conta dos inúmeros conflitos psicológicos derivados da intensa sensação de culpa e da incontrolável dor moral associada ao arrependimento tardio.
Se as benesses prodigalizadas pelo Espiritismo atingissem o maior contingente possível de insanos, o prognóstico do desequilíbrio mental não seria tão reservado assim e a enfermidade evoluiria de forma menos comprometedora.
É uma lástima admitir que, após o surgimento do Espiritismo, os bancos acadêmicos ainda refutem as informações e pesquisas relativas à vida fora da matéria. Não obstante tal postura, o campo experimental da doutrina tem se mostrado de real valor no diagnóstico e tratamento dos distúrbios espirituais, conforme preconizam as diretrizes doutrinárias. A experiência dos grupos espíritas, acumulada nas lides desobsessivas permite destacar algumas condutas que gostarí
amos de compartilhar com os leitores. Vejamos, então:
Os enfermos mentais graves, na vigência das crises agudas devem ser submetidos compulsoriamente ao tratamento fluidoterápico (passes), pelo menos quatro vezes por dia. Tal postura encontra respaldo no conhecido benfeitor espiritual, Manoel Philomeno de Miranda. No livro “Loucura e Obsessão” (FEB), ao analisar um caso de esquizofrenia submetido ao tratamento espiritual, o citado pesquisador assim adverte:

“Enquanto isto, deve ele receber assistência fluidoterápica quatro vezes, ao dia, objetivando desencharca-lo das energias que o intoxicam.” (Manoel P. de Miranda e Divaldo P. Franco. Loucura e Obsessão. 1ª ed., Rio de Janeiro, FEB, 1990, pág. 132).

Habitualmente recorremos às técnicas desobsessivas, especialmente as que se alicerçam na utilização da Apometria, seguramente o procedimento eletivo de maior penetração nos casos em que a influenciação espiritual se manifeste de forma acentuada.
Contudo, pouco tem se dito a respeito dos benefícios hauridos pelos enfermos mentais com a aplicação dos tradicionais passes magnéticos. Aliás, muitos sequer imaginam que a quantidade de “passes” aplicados nos enfermos mentais possa variar de freqüência em face da gravidade de cada situação. É exatamente tal complemento terapêutico que merece de nossa parte uma análise mais acurada em face dos efeitos salutares devidamente comprovados na prática e pelos espíritos qualificados no movimento espírita brasileiro. Caso o enfermo se encontre submetido ao regime de internação hospitalar, por se tratar de um caso agudo, equipes de passistas voluntários deverão revezar-se e dispensar o maior número possível de aplicações fluidoterápicas.
A desobsessão individual, aquela em que todos os esforços e atenções convergem para um só paciente, nos casos mais complicados, poderá ser repetida semanalmente. Tal providência justifica-se porque, à medida que os algozes espirituais (bolsões kármicos) são atendidos e afastados, ocorre uma reversão no estado de abatimento geral do encarnado, seguida de sensível melhora na evolução do quadro clínico. Quando a terapêutica espírita é mobilizada em sua totalidade (passes e desobsessão apométrica), os enfermos mentais recuperam-se da fase aguda com mais rapidez, se comparados com aqueles outros submetidos apenas ao tratamento clínico. A experiência assim o tem demonstrado. Nas reuniões mediúnicas assistenciais, os espíritos obsessores, como de praxe, submetem-se aos benefícios da dinâmica desobsessiva. A repercussão favorável do intercâmbio mediúnico com os desencarnados hostis serve para reforçar a certeza de que a desobsessão espírita destaca-se como iniciativa da mais alta valia, não devendo jamais ser descurada pelos cultores da mediunidade com Jesus. Aliás, a interação magnética entre os campos vibratórios do obsessor e do médium de incorporação constitui-se uma forma de tratamento específico e ao mesmo tempo proveitoso ao desencarnado, conforme nos revela Manoel Philomeno de Miranda:

“Trazido o espírito rebelde ou malfazejo ao fenômeno da incorporação, o perispírito do médium transmite-lhe alta carga fluídica animal, chamemo-la assim, que bem comandada aturde-o, fá-lo quebrar algemas e mudar a maneira de pensar” (Manoel P. de Miranda e Divaldo P. Franco. Loucura e Obsessão. 1ª ed., Rio de Janeiro, FEB, 1990, pág. 135).

Mesmo que a entidade, por conta do lastimável estado de perturbação, não ofereça condições de diálogo, nada impede que ela seja submetida ao “choque anímico” ou terapia magnética de contato, prática pouco utilizada por falta de maiores esclarecimentos a respeito. Em tese, a desobsessão sempre se destacou no contexto amplo da terapêutica espiritual alicerçada nos moldes doutrinários. Portanto, jamais deveria ser relegada a plano secundário por algumas instituições... Caso a desobsessão caia em desuso, haverá prejuízos para os doentes mentais e demais portadores de outras complicações obsessivas.
As considerações feitas até agora nos permitem fixar algumas iniciativas a serem levadas em conta quanto aos espíritos obsessores:
- recepcionar em cada oportunidade o maior número deles, por intermédio das tradicionais incorporações;
- resgatá-los, sempre que possível, da erraticidade penumbrosa;
- tentar demovê-los pela retórica esclarecedora, das perseguições vingativas contra o desafeto encarnado;
- concitá-los ao perdão incondicional;
- e, por fim, encaminhá-los às estâncias de recuperação no Astral.
De fato, com o passar do tempo, o tratamento espírita poderá surpreender. Uma vez satisfeita as exigências acima, não é incomum observar a melhoria lenta, mas sempre progressiva do doente mental.
Detalhe digno de nota refere-se às transformações especiais que se operam no íntimo do ser encarnado, no decorrer das desobsessões. O fato mais destacado, sem dúvida, diz respeito à redução do sentimento de culpa albergado na mente enfermiça. Quanto mais obsessores forem resgatados das sombras, mais evidente e animadora a recuperação do enfermo encarnado. É como se a consciência perturbada pelo sentimento de culpa, aos poucos manifestasse alívio, ao perceber que as suas vítimas do pretérito, retidas em verdadeiros bolsões kármicos, estão sendo socorridas após tanto tempo de sofrimento. Tal observação é corroborada pela informação do ilustre Manoel P. de Miranda:

“A consciência de culpa somente desaparece quando o delinqüente liberta aqueles que lhe sofreram o mal” (Manoel P. de Miranda e Divaldo P. Franco. Loucura e Obsessão. 1ª ed., Rio de Janeiro, FEB, 1990, pág. 89).

Por conseguinte, uma vantagem incontestável da metodologia desobsessiva se expressa na possibilidade do mais amplo recolhimento dos espíritos obsessores. Fato que aos poucos vai sendo reconhecido pelo componente mental do próprio doente encarnado, com boa repercussão na melhoria gradual do seu estado de insanidade.
Assim que possível, não descurar das instruções de ordem ética, a serem repassadas ao encarnado, evitando, no entanto recorrer ao expediente do moralismo que humilha. Uma vez iniciado o período de convalescença lembrá-lo a necessidade de se familiarizar com as exortações da psicopedagogia evangélica. Orientá-lo, ainda, a se dirigir em prece ao Senhor da Vida, com a finalidade de elevar o próprio padrão vibratório mental, rogar o perdão das faltas e implorar o benefício da libertação de suas vítimas pretéritas. Por fim, no instante favorável, sugerir que ele se filie ao voluntariado filantrópico, com vistas a consolidar aos poucos a verdadeira cura que a alma endividada necessita perante a própria consciência.

Referências bibliográficas:
(1) MIRANDA, Manoel P. e FRANCO, Divaldo P. Loucura e Obsessão. 1ª ed., Rio de Janeiro, FEB, 1990, p. 132.
(2) Idem, p. 135 (3) Ibidem, p. 89