25 janeiro 2006

DIABETES NA VISÃO ESPÍRITA -DR. JORCE CECÍLIO DAHER


Folha espírita (FE)- Diabéticos que passam por tratamento espiritual ou adicionam a espiritualidade respondem melhor ao tratamento?

Jorge Cecílio Daher (JCD)- Os pacientes portadores de diabetes ou de qualquer doença crônica, quando apresentam história sócio-espiritual de adesão à sua profissão de fé religiosa e à prática de orações, apresentam melhor resposta ao tratamento, e mais importante, um menor número de complicações. Outro dado interessante é que esses pacientes, quando expostos a complicações dolorosas, apresentam maior tolerância à dor, ou seja, a intensidade e o desconforto causados pela dor são menores.

FE - Já foram feitas pesquisas nesse sentido?

JCD - As pesquisas com técnicas de espiritualidade no manejo das doenças crônicas podem ser encontradas sob o título intervenção mente-corpo, que são técnicas amplas, desde o yoga ao biofeedback, e mostram melhor controle do diabetes quando essas técnicas são aplicadas, sendo superior, a longo prazo, ao benéfico efeito da educação em diabetes. Pesquisas com prece intercessória ainda são escassas nesse grupo de pacientes. Trabalhos publicados pelos doutores Koenig, McCullough e Larson, no Handbook of Religion and Health, mostram que há aumento da sobrevida entre as pessoas religiosas, com relação direta entra a frequência a cultos, como marcador de espiritualidade, e redução dos níveis de marcadores inflamatórios relacionados a doenças cardíacas. Pode-se extrapolar o mesmo para diabetes.

FE - Diabetes pode sumir ou ser controlada?

JCD - O diabetes é uma doença crônica, de origem em múltiplos fatores, decorrente de uma interação entre genes, ambiente e a resposta individual de cada organismo. Ao surgir, o diabetes já denota um defeito na produção de insulina. A doença, na grande maioria dos casos, número esse que se aproxima do absoluto, não tem possibilidade de cura, mas sim de controle. É sobre a melhora do controle do diabetes que as técnicas de espiritualidade adicionam fator fundamental. Um trabalho muito interessante, publicado em 2002 por uma das maiores revistas especializadas em diabetes do mundo, a Diabetes Care, mostrou que atividades que diminuem o stress, interferem favoravelmente nos níveis de hemoglobina glicada, o melhor marcador de controle da glicose. Esse trabalho envolveu o acompanhamento de 108 pacientes, durante um ano, e a técnica aplicada tem resultados semelhantes ao da meditação transcendental, do relaxamento e das visualizações terapêuticas. A agência de notícias Reuters veiculou, inclusive, neste ano, notícia sobre efeitos benéficos da meditação na redução do risco de se desenvolver doenças cardíacas.

Nenhum comentário: