26 fevereiro 2007

Religião. Há necessidade?



Durante toda a história da humanidade nos defrontamos com avatares, com seres mais evolúidos moralmente, que se dignam encarnar entre nós para oferecer à humanidade a luz dos seus conhecimentos, contribuindo assim para a evolução do planeta.


Interessante que essas pessoas não se preocuparam em fundar associações. ONG´s, sindicatos, sociedades,... ficando a cargo de seus seguidores tais preocupações. Assim aconteceu com Jesus, Sócrates, Buda, Krishna, entre outros. Alguns deles nunca escreveram uma linha sequer.


Pensando sobre isso devemos refletir sobre a real necessidade da religião no nosso planeta. Todos os estudos sobre o assunto nos mostram que na história da humanidade, a religião sempre foi usada para enganar, trapacear e manter no poder temporal e transitório da Terra, pessoas completamente desligadas da moral de qualquer dessas religiões que seus governantes diziam seguir.


Evidentemente e não por outro motivo, envia Deus constantemente, alguns desses avatares para o seio dessas religiões, como no caso de Francisco de Assis, Madre Tereza de Calcutá, Chico Xavier, Dalai Lama, entre outros.


Nascemos e desde cedo seguimos o padrão religioso familiar, aceitando dogmas e paradigmas, sem nos preocuparmos realmente em raciocinar à luz da razão sobre as coisas que acreditamos,e muitas vezes travando batalhas mentais quando não corporais com outras pessoas que não professam a nossa "verdade", ou que estão conosco no mesmo barco religioso, mas discordam de alguns pontos de vista, tentando entender mais que a gente, o que constitui um dos sete pecados capitais, de forma que devemos anular e rejeitar tudo que vem dessas pessoas. Realmente, não sabemos como vivenciar nossa religiosidade!


A verdade é que por mais difícil que seja aceitar e quebrar esse paradigma, a vida seria muito melhor sem religião. Não digo religiosidade, essa ligação com Deus que nos sustenta, mas religião, esse conjunto de leis e dogmas que nos encarcera e nos mantém inimigos de irmãos que discordam da nossa opinião. Mesmo dentro do espiritismo, doutrina que professa o livre raciocínio e o uso da lógica, vemos a intolerância, a soberba e o uso do conhecimento para o achincalhe de ideias alheias, como se todos devessem andar no mesmo barco, como se DEUS exigisse carteira de filiação a sua doutrina para espalhar seu amor.


Acreditam alguns que sem religião estaríamos num mar a deriva, sujeitos a todo tipo de tempestade, sem proteção, como se o verdadeiro templo não devesse ser erigido em nossos corações, essa sim a única fortaleza segura que podemos ter. Seguir uma doutrina religiosa, participar de uma agremiação onde externamos a nossa fé, a nossa religiosidade, tudo isso é importante, desde que saibamos entender que todas as religiões são transitórias e que o importante e mais urgente é a nossa reforma íntima, a nossa comunhão com esse DEUS pai e mãe, que nos ama sem necessidade de rótulos e títulos. Sejamos de DEUS! O resto é letra morta.
Paz e Luz!
Sérgio Vencio

Nenhum comentário: