30 outubro 2016

A escuta e a fala.


Hilário Silva nos traz no belíssimo livro – O espírito da verdade – um capítulo onde compara o ato de falar com a atitude de alimentar o espírito e o ato de ouvir com a atitude de receber esse alimento. Neste contexto, a língua seria uma colher e o ouvido, a garganta da alma.



Cada palavra dita, envolvida por suas emoções e intenções particulares, funcionaria como alimento ou veneno, remédio ou tóxico.

Vale a pena aprofundar nesse ensinamento.



No nosso dia a dia, a todo momento trocamos impressões com outras pessoas, seja na família, trabalho, onde quer que seja. Nessas conversas mais ou menos informais, recebemos e damos conselhos, pedimos e oferecemos ajuda ou em algumas ocasiões podemos ser a causa de desavenças e desarmonias ou até mesmo os receptores de energias negativas e densas.

Mas existe uma diferença fundamental entre as posições de quem fala e de quem ouve.

Quando eu escuto alguma coisa, teoricamente, eu deveria pensar primeiro se gostaria de receber o que está sendo entregue a mim. Ou seja, o ato de escutar deveria ser uma escolha e não uma porta aberta a toda e qualquer energia. Quem fala está oferecendo algo, mas quem escuta pode e deveria escolher se vai se apossar daquilo ou simplesmente deixar passar o que não lhe pertence.

Dias atrás uma paciente me disse no consultório que ficou extremamente ofendida com uma brincadeira do marido que a chamou de alcoólatra, numa brincadeira grosseira em família. Acontece que ela nunca bebeu na vida. Não é estranho que mesmo não mantendo nenhuma relação com a brincadeira de mau gosto, ela mesma assim tenha se ofendido?

 
Na verdade ela não colocou em prática o direito de escolher se aceita ou não o que está escutando.


Porém quando falamos não temos essa escolha.




No Sermão da montanha vemos a frase de Jesus - Bem-aventurados os misericordiosos, porque eles alcançarão misericórdia (Mateus 5:7). Jesus, no alto da sua pedagogia espiritual nos ensinava que cada um se encontrará com o que tem. Se a minha língua (colher) se manifesta somente com palavras (alimentos) negativas, é disso que me alimento, porque antes das minhas palavras e sentimentos serem expressos, eles existem em mim, trazendo o alívio do medicamento ou o sofrimento do veneno.

Como encontrar a paz, se eu proclamo a desordem e a desarmonia aonde vou?

Mesmo que dentro de nós exista um vulcão de sentimentos em erupção eminente, é importante usar a disciplina para calar aquilo que pode prejudicar, entendendo que o primeiro a sofrer a ação negativa de palavras duras e equivocadas seremos nós mesmos.

George Herbert dizia - Quando falares, cuida para que tuas palavras sejam melhores do que o teu silêncio... –

Vamos nos policiar. A disciplina traz paz.

Vigiar nossas palavras é fundamental. Selecionar se aceitamos ou não o que escutamos também.

Paz e luz!

Nenhum comentário: