07 agosto 2006

Plenitude e Equilíbrio: Sabedoria para a mulher viver bem cada ciclo de sua vida! PARTE 2 - VERÃO



Cíclica como a lua, a mulher vivencia intensamente cada fase de sua vida, transformando-se corpo, mente e espírito em novas e profundas metamorfoses.
Como um círculo sem começo nem fim, as fases do desenvolvimento feminino se assemelham às estações do ano.



O Verão representa a fase de maturidade sexual, do casamento e da gravidez.


Assim como a natureza a estação do verão feminino é um longo período em que prepondera o fogo das paixões, a chama do amor, o contato com a dor e a alegria na vida conjugal, as separações, a experiência da gravidez, do parto, da amamentação, os mistérios do ser mulher, amante e do ser mãe.

As flutuações hormonais que a mulher vivencia com sua natureza cíclica lhe permite contatar com toda uma dimensão de aspectos variados do seu ser que lhe surgem como “outras” personalidades a serem identificadas, acolhidas e, se for o caso, transformadas. Além do aspecto purificador biológico da menstruação, percebo que as mutações psíquicas vivenciadas pelas mulheres a cada fase do ciclo menstrual são determinantes no desenvolvimento e amadurecimento do seu ser-humano-mulher.


Novamente a receita é clara: estar atenta e presente, buscar no interior, na essência, os caminhos a seguir, aliar-se às forças do seu ser feminino, criar canais de percepção do que é verdadeiro ao seu redor, despertar o seu “eu-real”, seu “terapeuta-interno” que é sempre, num primeiro momento um “eu-observador amoroso” de você mesma. “No centro sentimos leveza” dizem os sábios e é nos “centrando” que podemos enfrentar e vencer a fragmentação que nos adoece.


Muitas vezes para tudo isto precisamos de ajuda. Ela vem não só através da Medicina e da Psicoterapia, em suas várias vertentes, como também através dos Círculos de Mulheres em torno da questão da Espiritualidade; das Danças Circulares Sagradas; os Grupos de Oração; as atividades artísticas, as filantrópicas e outros encontros.

Nenhum comentário: