02 janeiro 2009

FAZENDO DE 2009 UM ANO DIFERENTE

Iniciando mais um ano em nossas vidas, todos sem exceção temos alguns desejos em comum. Queremos ser felizes, atingir ideais, metas traçadas, mudar hábitos, em suma, sermos melhores do que fomos até hoje.
O grande problema é que com o passar do tempo e a volta a rotina diária, esquecemos desses compromissos e mergulhamos de cabeça no trabalho, no estresse, na luta pelo dinheiro, pelo poder, por posições de destaque, entrando na roda viva onde gastamos nossa preciosa energia vital.
É importante que tenhamos em mente alguns preceitos que podem definir o sucesso ou falha da nossa empreita.
1) Em relação a nossa felicidade, vamos pensar em alguns pontos
- Não coloque sua felicidade nas mãos de quem quer que seja. Frases do tipo, "se ele me deixar eu nunca poderei ser feliz, ou se ela não me aceitar assim minha vida não tem sentido", devem ser abolidas do nosso dicionário. A direção da sua vida física e espiritual é 100% responsabilidade sua.
- Não coloque a responsabilidade de sua felicidade em Deus. Um Pai por mais amoroso que seja, não pode fazer a nossa parte no projeto. Sua felicidade ou tristeza é resultado de como você se coloca diante da vida. Deus é sempre por nós, mas não assume o que é nosso.
- Se permita ser feliz. è interessante como muita gente diz querer a felicidade, mas não se permite, mantém padrões de comportamento presos no passado de culpa e mágoa.
2) Traçando metas
- Não exija tanto de você. Aos poucos, devagar, também chegaremos lá. Cada um segue um ritmo de vida, de evolução. Não se compare com outros, respeite as suas características, mantendo sempre acessa a vontade de melhorar. Trace objetivos alcançaveis.
- Se perdoe. Não possível conciliar evolução com autosabotagem.
- A felicidade está ao seu lado. A maioria de nós ainda não percebeu que a maravilha da vida está no caminho e não na meta. O percorrer a trilha é que faz a diferença. Erros e acertos são parte do processo. Na maioria das vezes quando chegamos no alvo, já temos interesse em outro melhor e mais difícil. Quem nunca desejou tanto ir a uma festa e quando chegou lá não foi tão bom assim? A angústia, a ansiedade, a alegria, a espera da festa foram melhores que a festa em si.
O evangelho de Jesus nos mostra o exemplo de Jairo, um dos principais do tempo de cafarnaum, segundo Marcos, Mateus e Lucas. Jairo tinha a filha doente, ela era dada como morta até que Jesus ordenou "Talita, cumi!". Talita é uma palavra em aramaico que expressa uma forma carinhosa de se dirigir a uma criança. A ordem significava "menina, levanta!". O próprio Jesus havia dito que a menina não estava morta, mas dormia, mas riram dele.
A atitude de Jairo nos sugere a forma de encararmos esse ano que se inicia. Ter atitude, fé, acreditar e acima de tudo quebrar paradigmas. Ora, Jairo era chefe da sinagoga, ou seja, no templo de Cafarnaum, era ele quem resolvia o que ia ser lido, quem leria a Torá, qual seria o sacrifício, etc... Falamos aqui de um judeu que entendia profundamente da lei. É sabido de todos que Jesus era visto como um rebelde, e que era perseguido pelos doutores da lei judaica.
Jairo mesmo tendo conhecimento dessa atitude, se prostrou diante de Jesus, o chamou de Mestre e confiou a vida da sua filha a ele. Mateus nos fala que Jairo se dirigiu a Jesus nesses termos - "Minha filha faleceu agora mesmo; mas vem, impõe-lhe a tua mão, e ela viverá."
É tempo de mudança! Podemos manter nossa atitude de boi de boiada e seguir o fluxo da vida, ou podemos assumir nossa parte e realmente colocar nossas metas em prática, não importando se outros riem, se caçoam de nossas expectativas e crenças. Jairo quebrou paradigmas e teve sua filha de volta. E você, quando vai ter sua vida de volta? Até quando sua felicidade dependerá de outros e tudo será culpa de Deus? Para aqueles que já se decidiram pelo caminho estreito, é hora de ampliar e aplicar nossos conhecimentos em nosso favor, praticando a caridade em primeiro lugar conosco mesmo.
Paz e luz! Um 2009 de esperança e certeza para cada um nós.
Sérgio

2 comentários:

Deley Santos disse...

Parabéns, super artigo!As palavras são sementes de luz, usadas por consciencias espiritualizadas! Um abraço!
Deley Santos

Anônimo disse...

É um super artigo mesmo. Parabéns ao escritor e só gostaria de acrescentar com este versiculo " E não nos cansemos de fazer o bem, porque a seu tempo ceifaremos, se não houvermos desfalecidos." Gálatas 6:9

Andréia Esteves