27 novembro 2009

A psicografia é válida? - Dr. Ivan Hervé

A humanidade nasceu e cresceu sob o signo da magia.É lógico e natural que isso tenha ocorrido,pois nascemos simples e ignorantes.Imaginem o homo sapiens logo após nascer.Encontrou um mundo físico em plena e constante remodelação.Por outro lado,nascer,viver e morrer eram fatos cuja explicação escapava a sua compreensão.Pior ainda,enquanto vivo,passou a defender a prole,enfrentar e lutar para sua manutenção.Aprender a conviver em sociedade,estabelecendo normas de conduta,garantindo a sobrevivência da espécie.Eis o quadro,aqui resumido,que nossos antepassados enfrentaram.E tudo ocorreu sem nenhum preparo prévio, a não ser a genética trazida ,provavelmente do homo erectus.
O fogo,reflexos condicionados,alguns instrumentos de trabalho e certa organização social,antecederam o homem.Não vamos aqui discutir o papel dos grandes símios.Desde lá,o crescimento continuo do cérebro,possibilitou a evolução mental permanente,permitindo novas e continuas “descobertas,.
Ao que parece um dos grandes desafios enfrentados foi o da morte.Tudo indica que,muito cedo,o homem aprendeu a enterrar e cultuar seus mortos.Acreditava na sobrevida deles e tinha que cuidá-los e alimentá-los,senão eles vinham incomodar.Naturalmente nenhuma explicação lógica poderia existir.Dai surgiram os rituais mágicos.Os neandertais também enterravam seus mortos. Outro desafio decorreu do tratamento da saúde e bem estar das sociedades caçadoras coletoras.Desde sua identificação,surgiram os xamãs.Nas cavernas européias estão registrados seus transes,suas danças,seus animais de força,suas visitas ao mundo astral e etc.Isso a 20 ou 30 mil anos atrás.Até hoje presidem as sociedades primitivas atuais,empregando as mesmas técnicas e rituais milenares.São cuidadosamente estudados por grupos universitários.Alguns cientistas afirmam que o estado alterado de consciência que apresentam é inato e hereditário.Provavelmente dali surgiram as religiões.

As grandes religiões atuais mostram o ponto maximo desta evolução e,até o surgimento da revolução cientifica,nunca seus rituais e dogmas sofreram contestação,a não ser das religiões rivais.
Até o século XVI o magismo impediu a livre discussão .No entanto,o amadurecimento cultural,principalmente europeu,permitiu,a partir da Renascença.uma verdadeira revolução,consolidada pelas descobertas de Copérnico,Kepler e Galileu.Desde então a censura foi desaparecendo,permitindo que nos Séculos XV e XVI a pesquisa,livre de preconceitos e dogmas,iniciasse a revolução cultural que prossegue até hoje.Darwin e a física quântica, constituem a base do novo mundo,dito cientifico,o qual não admite dogmas,daí o confronto entre religião e ciência.
Em nosso século,as conquistas são de tal ordem que muitos cientistas afirmem que tudo é matéria e que Deus e o mundo espiritual não existem.As religiões não querem abandonar seus dogmas,rituais e bases doutrinarias.Mas não provam nada.
Mas a realidade não é esta porque ambos disputam o aborto,células tronco,clonagem,etc.Os cientistas,acreditando que tudo é matéria,querem ter o direito de abortar,clonar,usar livremente as células tronco,e etc.Os religiosos,crentes na existência do espírito,estabelecem restrições,embora as grandes religiões neguem o contato normal entre vivos e mortos.Portanto,baseados em revelações garantem que essas praticas ofendem a Deus.Para complicar existem grupos espiritualistas que aceitam,cada um a seu modo,a comunicação entre vivos e mortos e na reencarnação.Portanto,impossível estabelecer a paz entre cientistas e religiosos e,pior ainda,também entre as religiões.
Pesquisando há 20 anos as relações entre vivos e mortos,cremos ser possível comprovar a existência do mundo espiritual e,conseqüentemente,de um foco de Inteligência Universal.isto é,Deus.Mas não o Deus ou Deuses dos homens.
O presente texto demonstra claramente porque não haverá concordância quanto à validade da psicografia,na atual conjuntura.



Dr. Ivan Hervé reside em Porto Alegre, é médico e escreveu os livros "A reencarnação", "reencarnação, a única explicação", "Espiritualismo", "A origem da vida e outras origens".

Nenhum comentário: