17 agosto 2011

Meu filho nasceu doente. Castigo ou oportunidade?


Em homenagem aos amigos Carmen e Amauri, pela maneira positiva e esclarecida com que lidaram com o desencarne de João Pedro.

Para alguns, filhos podem representar um enorme problema e obstáculo frente à essa vida moderna e corrida. Para muitos, é o sonho dourado, o complemento do casamento. Em diversas situações, a espera do nascimento de um bebê é coroada de expectativas e desejos. Cria-se uma atmosfera diferente, uma alegria que não existia, relações familiares estremecidas são relevadas, pessoas se aproximam, o clima de festa toma conta da família.
A grande maioria destas gestações irá transcorrer sem problemas até o final, veremos o reencarne de milhares de espíritos, que voltam a encontrar antigos companheiros de jornada, todos juntos novamente rumo ao árduo caminho da libertação espiritual, da superação de nós mesmos.
Uma minoria, porém, permanece com um gosto amargo na boca, um desapontamento profundo ao constatar que o recém-chegado dos planos espirituais possui um problema de saúde.
A pergunta feita pelos pais que fica no ar, solicitando resposta, é sempre a mesma: - Por quê? Como essa criança inocente, que não pediu pra nascer, pode apresentar uma doença tão grave?
A resposta, que nem sempre agrada, mas que esclarece é que na verdade nossos filhos não são seres angélicos que nascem ternamente pela primeira vez, sem máculas e sem manchas. E a maioria deles pediu, implorou pelo renascimento, enxergando nesse processo algo natural que nos permite a todos evoluir, crescer. Assim como nós, Pais, eles carregam a marca indelével dos acertos e dos erros no corpo espiritual.
Dr. Hernani Guimarães Andrade, em 1958 publicou um dos destaques de toda a sua obra: a Teoria do Modelo Organizador Biológico, falando da natureza do Espírito e do corpo bioenergético. Nessa teoria, ele brilhantemente explica que tudo que fazemos enquanto encarnados, produz alterações energéticas no nosso corpo espiritual. Essas modificações podem ser positivas ou negativas, dependendo da intenção dos nossos atos. Ao renascermos essas alterações negativas precisam ser drenadas para nosso corpo físico. Isso não necessariamente acontece ao renascer, pois podemos drenar essas energias durante nossa vida enquanto encarnados através do amor, da fé, da caridade, etc...
Porém em alguns casos, há a necessidade de verter para a carne energias deletérias ao corpo espiritual, inoculadas em nosso psicossoma por nós mesmos e pelos nossos pensamentos e atitudes inconsequentes. Nesse processo temos as crianças que nascem com doenças e em alguns casos essa doença é incompatível com a vida.
Qual o propósito disso? Porque então deixar reencarnar um espírito se ele não poderia usufruir de uma vida normal e isso traria tanto sofrimento para a família? Já não basta a agonia do dia a dia, as dificuldades financeiras, de trabalho, os relacionamentos desarmonizados?
É de João Evangelista a célebre declaração: "Deus é amor" – I Jo.4.8. Seria possível que esse Deus de amor permitisse que uma criança nascesse com um defeito congênito que incompatibilize a vida e outra criança, nascida no mesmo hospital, no mesmo dia, às vezes recebendo os cuidados do mesmo médico, viesse à vida de forma perfeita e sem problemas?
Para quem acredita em uma vida somente, que iniciamos e terminamos nossa caminhada em uma única existência, só existe uma saída, ou não acreditamos em Deus, ou ficamos muito desapontados com ele.
Porém, a lógica do universo, da natureza perfeita, da criação micro e macrocósmica que ainda foge ao nosso entendimento nos faz acreditar na superioridade divina, no Deus misericordioso, amoroso, no Pai.
Somente a reencarnação explica esses dilemas. Somente a evolução contínua esclarece isso, mostrando que a criança nascida com defeitos congênitos necessitava daquilo para a resolução de graves lesões no corpo espiritual, e a família precisava dessa provação, não para sofrimento ou castigo, mas para crescer na fé e no entendimento, na humildade e na união, buscando sentidos para a vida atual que não sejam as coisas materiais.
Por tudo daí graças, dizia o apóstolo Paulo. Por mais difícil que seja, sempre temos a escolha de sermos positivos, gratos e esperançosos de que tudo vem para o bem. Adotando essa conduta podemos deixar nossa existência mais leve e seguirmos em frente, entendendo que um dia tudo passará, toda dor, toda tristeza, tudo passará.
Paz e luz!

8 comentários:

Alessandra disse...

Meu filho, que eu tanto desejei, veio naturalmente depois de uma cirurgia no meu útero e de uma cirurgia de varicocele do pai dele. Recebeu o nome de RAFAEL, que em hebraico significa "Deus curou" e nasceu com refluxo (o que convive até hoje com 6 anos) e com grave alergia à qualquer tipo de leite. A Alergia foi curada com muito sacrifício e cuidado alimentar, além da amamentação exclusiva até 2 anos e 2 meses. Durante muito tempo questionei, por que ele nasceu com essas doenças que o fazem sofrer tanto, sendo que é uma criança, alegre, doce, carinhosa e inteligente... Hoje, vejo que ele é um incentivo pra mim, que sempre me entreguei diante dos menores problemas. Por incrível que pareça, hoje é ele quem "cuida" de mim (tenho doença bipolar). Tudo na vida tem um sentido. Sou muito grata à Deus por ter me dado esse lindo ser na minha vida.

Sérgio Vencio disse...

É isso aí Alessandra. Coincidentemente meu filho também se chama Rafael, é doce, carinhoso, companheiro... mas cada filho é também uma pessoa com sua própria história que não começou agora, mas que podemos pelo amor ajudar a caminhar para o verdadeiro sentido espiritual da vida.

Anônimo disse...

Linda mensagem!! precisava mto ler isso.Sou simpatizante do espiritismo, e este texto reforçou o que gosto de acreditar! Minha filha Maria Flávia nasceu dia 26/04/12 com cardiopatia congenita, perfurações no intestino e uma síndrome. Desde que nasceu ficou na UTI, tomando mtos remédios e passando por 2 cirurgias intestinais.Vindo a falecer com 22 dias de vida. Além de que no futuro teria mais 3 cirurgias cardiácas. Sofremos muito, e sofríamos mais ainda vendo aquele anjo tão pequeno passando por td aquilo. Ela foi planejada e mto desejada. No ínicio me questionava, o pq de td isso, pq de meu anjo nascer com tantos problemas, mas o tempo, e mtas das mensagens que li me fizeram compreender que ela precisava passar por isso, e que independente de td amammos mto essa florzinha! Ela veio para nos ensinar a valorizar a vida, a família! Quem sabe um dia ela volte para meus braços, perfeita e sadia?! Que Deus nos abençoe!
Grande abraço

Anônimo disse...

Tbm tenho um filho chamado Guilherme ele e lindo,minha gravidez foi muito boa o parto, mas no terceiro dia de vida do Gui no dia da alta, deu um febre de 38 graus, dai ele precisou ficar enternado, o meu mundo desabou
quando tive que ir embora sem meu filho... o tempo passou ele tomou os antibioticos e dentro de sete dias foi pra casa que felicidade.
Mas novamente deu febre e assim passou pela sua 2 enternação, foi pra casa... e novamente febre , então os medicos descobriram que ele tem uma doença chamada de sindrome de kostmam (ele não possui imunidade para nada, deficiencia imunologica)... fiquei muito triste,
e hj estou aqui mas um vez no hospital 7 enternação dele, já esta com 4 meses... as vezes desabo a chora por ver ele sofre tanto!

Unknown disse...

Estou na uti de um hospital cardíaco
Esperando pra visitar meu filho de 27 dias de vida
Procurando explicações pra tanto sofrimento
Não sei se tive vidas passadas e fui um verdadeiro monstro, só sei que se a intenção era fazer eu pagar por isso, quem quer que seja conseguiu.
Choro lágrimas de sangue vendo meu filhinho desse jeito e peço que se ele cometeu algo em vidas anteriores que eu pague em seu lugar
Ou é isso ou Deus não existe.
Deus não poderia ser tão injusto
Ele não merece sofrer
Mas não quero que ele morra
Eu quero somente um coração pro meu filho.
Só isso. Mas parece ser muito pra Deus ou pra quem quer que seja que governa tudo isso
Eu não me lembro de pedir pra nascer
Mas se eu pedi espero que Deus escute minha voz e salve a vida do meu filho
Eu acredito em Deus só não entendo pq ele não me ajuda.

Unknown disse...

Gostaria de entender como a medicina estaria ajudando ao prolongar os dias nos casos de doenças incompatíveis com a vida.

ardidinha disse...

Sejamos portanto gratos e caminhando em busca do bem e da caridade sempre...deixemos as magoas de lado e sendo assim os pequenos dissabores zeraremos nessa mesma vida em q estamos...

Daniele disse...

Perdi meu filho porque não conseguimos leito para ele, precisava com urgência de uma operação no coração. Fazem 6 meses que o perdi é ainda sofro muito, e se existe um Deus ainda estou com muita raiva e triste com ele.