18 janeiro 2007

Você foi aliado ou inimigo do dia que acaba de passar?



Na eterna luta pelo equilíbrio travada por nós, nem sempre nos colocamos de forma a preservar nossa saúde física e espiritual.
Cada dia se assemelha a uma caderno onde vamos anotando os acontecimentos que favorecem ou atrapalham nossa harmonia. Contrariedades no trabalho, dificuldades de relacionamento, problemas financeiros, conquistas alcançadas, amigos que nos apóiam, oportunidades de ajuda, tudo isso constitui algumas partes do nosso dia a dia.A grande questão está na forma como reagimos, ao invés de agirmos. É fora de dúvida, que vivendo num mundo de expiação e provas como o nosso, enfrentaremos sempre uma quantidade considerável de problemas e decepções. Encarar isso como obstáculos a serem vencidos ou como barreiras intransponíveis, pode ser a chave que abre a porta da doença ou da saúde.
O espiritismo nos ensina que o corpo astral, ou perispírito, é o molde do nosso corpo físico, ou como diria Divaldo Pereira Franco, o MOB, modelo organizador biológico. É ele que organiza e determina que genes irão ser mais ou menos atuantes, desencadeando em nós proteção ou tendência a determinadas doenças. Isso explica porque gêmeos idênticos têm doenças diferentes, uma vez que mesmo possuindo a mesma carga genética, os mesmos genes, eles não manifestam as mesmas desordens físicas, e muito menos a mesma característica emocional.
Tudo que pensamos, assim como a energia gerada nos nossos atos, vai sendo armazenado no nosso corpo espiritual. Ao longo das múltiplas encarnações que já tivemos, viemos armazenando em nosso psiquismo coisas boas e ruins, que nos acompanham e são responsáveis pela forma como pensamos e nos articulamos no nosso meio. Sabemos muito bem quais são as nossas limitações e necessidades, porém é justamente aí que tropeçamos, fazendo o mal que não queríamos fazer, e deixando de fazer o bem que gostaríamos, como muito bem diz o apóstolo Paulo. Como é difícil superar uma dificuldade, mudar um hábito que nos incomoda!
Fomos aliados ou inimigos do dia de ontem? Essa análise está 100% ligada ao que vamos colher no futuro de saúde ou desequilíbrio. E isso nada tem a ver com castigo divino, misticismo ou acaso. É lógica pura, aplicada em nosso dia a dia na medida em que aumentamos ou diminuímos a intensidade das energias boas e ruins que trazemos em nós mesmos, fornecendo-nos cura ou doença.
Quanto mais equilibramos nossa energia, mais saúde temos. Ser aliados do nosso dia é a forma mais fácil de chegarmos a essa harmonização, exigindo uma disciplina do tamanho de 24 horas, sem planejamentos e cobranças que nos sufoquem, mas sem deixarmos para amanhã o nosso compromisso divino conosco mesmos, construindo o templo de Deus em nós, produzindo uma cura verdadeira, espiritual, com repercussão no corpo físico.
Muita paz e luz!
Sérgio

Nenhum comentário: