21 dezembro 2009

CONSTRUINDO UM 2010 SAUDÁVEL

"Cada um de nós chegará ao local para onde esteja dirigindo os próprios passos."
Lísias - Nosso Lar



Fim de ano. Momento de refazer rumos e realinhar expectativas.
Bem propício é para todos nós essa época que traz a sensação de recomeço. Bendita oportunidade que temos todos os dias, mas que no fim de cada ano se materializa de forma mais concreta em nossa mente, com o firme propósito de mudança verdadeira.

No livro Nosso Lar psicografado por Chico Xavier, o assistente Lísias, conversando com André Luiz sobre a decisão individual que nos leva ao superior ou ao inferior do que existe em nós, o nobre amigo resume em uma frase, aquele que poderia ser para todos nós, o lema desse ano que começa : - Cada um de nós chegará ao local para onde esteja dirigindo os próprios passos.

Todos sem exceção buscamos a paz interior, uma vida mais confortável e tranquila com nossos familiares e cada um a seu modo, fazemos o máximo e o melhor pela nossa própria evolução. Porém, infelizmente repetimos antigos padrões de comportamentos inadequados que nos prendem ao nosso passado e nos levam a repetir atitudes de forma quase inconsciente, dirigindo nossos passos para os mesmos erros de outras vidas. Não que sejamos escravos do passado, ou seja certo justificar nossas atitudes, como se fossemos joguetes manietados pelos nosso subconsciente, mas a verdade é que na maioria das vezes queremos seguir um caminho e acabamos trilhando outro.

Como conciliar a saúde física com alimentação inadequada? Excesso de frituras, doces e álcool são coisas corriqueiras. Do outro lado, excesso de cuidados com fanatismo alimentar também se faz presente. Uma alimentação harmoniosa sem culpa, passou a virar raridade. Nossos passos alimentares nos levam a uma saúde debilitada.

Como conciliar pensamentos agitados de stress e preocupação desmedida com a saúde psíquica?Ansiamos pela tranquilidade dos monges meditadores, mas não conseguimos asserenar nossas mentes nem por cinco minutos. O stress crônico ativa o sistema hipófise-adrenal, liberando a famosa adrenalina, o cortisol, entre outros, que aos pouco vão aumentando a pressão arterial, a glicose, o peso, concentrando na barriga, a gordura visceral, que aumenta a chance de infarto do miocárdio e de derrame. Nossos passos no dia a dia do pensamento nos levam a uma saúde psíquica desequilibrada.

Podemos e devemos fazer o caminho inverso. Porque não eleger isso como prioridade para esse ano que começa? Que nossos passos nos levem a uma estrada mais suave e mais leve, buscando ativamente nossa saúde física e mental.

Paz e luz. Feliz 2010!

Nenhum comentário: