14 julho 2019

Suicídio - Cristiane Carvalho


O suicídio é um processo consciente, voluntário e intencional. Ainda há muito preconceito e tabu cultural, social e religioso.
É um tema falado nos bastidores, isso quando não há o silêncio que é o que ocorre na maioria dos casos. O ato suicida deve ser visto como um sintoma/sinal de alerta para uma questão mais complexa que a pessoa esteja vivenciando.
A pessoa com ideações suicidas está vivendo um terrível sofrimento, o que a faz buscar um alívio imediato com a interrupção da vida. A maioria das pessoas comunicam seus pensamentos e intenções suicidas por meio de palavras de sentimento de culpa, pessimismo, inutilidade e desesperança.
Outras, por meio de atitudes e comportamentos que deixam pistas de desistência de vida, estas geralmente fazem planos e tentativas.
Há outras que, devido à baixa intolerância à frustração, podem reagir repentinamente com atos impulsivos, sem planejamento prévio de suicídio.
Como ajudar uma pessoa com comportamento de risco?
  •         Sempre acreditar que é possível ajudar;
  •         Conseguir acolher, amparar, e principalmente, não julgar;
  •         Nunca dizer: “ah, que nada, isso vai passar!” Ou “deixa de bobagem!”
  •         Pode dizer: “me ajude a entender, talvez, achamos uma saída juntos.” Ou “vejo que isso deve estar te causando muito sofrimento. Estou aqui pra te ajudar”.

Cristiane de Carvalho Neves é psicóloga especializada em luto. 

cristianecarvalho.psi@gmail.com

Um comentário:

Chico disse...

Parabéns, excelente trabalho. Muito importante a conscientização dessa triste realidade. E mais importante ainda o esclarecimento da forma correta de ajudar. Muitas pessoas têm Boa intenção mas acabam por abortar o problema de uma forma errada, fazendo com que a pessoa se afaste ao invés de se abrir.